CÓD.S17-35 ONLINE

Aplicação da ciência da aprendizagem ao ensino médico

INTRODUÇÃO

A educação médica deve ser orientada por uma teoria baseada no modo como as pessoas aprendem (ciência da aprendizagem) e por princípios baseados em evidências sobre como projetar uma instrução eficaz (ciência da instrução).

OBJECTIVOS

Expor a forma como se processa a aprendizagem multimédia e os seus princípios, com o objetivo de melhorar o ensino médico.

METODOLOGIA

Revisão bibliográfica sobre os princípios da aprendizagem multimédia aplicados ao ensino médico, definidos por Richard Mayer.

RESULTADOS

A educação médica envolve uma aprendizagem multimédia,. A teoria cognitiva da aprendizagem multimédia é a explicação do modo como as pessoas aprendem a partir de palavras e imagens (combinação de aprendizagem verbal e pictórica). As palavras podem ser impressas ou narradas. As imagens podem ser estáticas ou dinâmicas. Baseia-se em 3 princípios: princípio dos canais duplos (canais separados para processar informação verbal e pictórica); princípio da capacidade limitada (a maioria das pessoas pode manter 5-7 “pedaços” de informação na memória de trabalho num determinado momento); e princípio do processamento ativo (a aprendizagem significativa ocorre quando o aluno se envolve no processo, identificando e selecionando material relevante, organizando-o em modelos visuais e/ou verbais e integrando esses novos modelos com conhecimento prévio).

Segundo esta teoria existem 3 tipos de memória: a memória sensorial, mantém uma cópia exata do que foi apresentado por um tempo muito breve; a memória de trabalho, mantém uma versão mais processada do material por um curto período; e a memória a longo prazo, mantém todo o depósito do conhecimento por longos períodos de tempo. A memória sensorial e a memória a longo prazo têm capacidade ilimitada de retenção de informação, mas a memória de trabalho tem uma capacidade limitada para processar a informação, pelo que o material deve ser condensado e organizado em pedaços significativos.

Para que a aprendizagem seja significativa, o aprendiz terá de proceder a cincos processos cognitivos: selecionar palavras e imagens relevantes a processar na memória de trabalho verbal e visual, respetivamente; organizar as palavras selecionadas num modelo verbal; organizar as imagens selecionadas num modelo pictórico; integrar as representações verbais e pictóricas entre si e com os conhecimentos existentes.

Para uma aprendizagem eficaz, existem 3 tipos de demandas no sistema cognitivo do aluno: processamento estranho (estratégias ou métodos que não se relacionam com o propósito educativo e que dificultam a aprendizagem dos conteúdos); processamento essencial (atividades que beneficiam o objetivo da aprendizagem); e processamento cognitivo generativo (visa dar sentido ao material apresentado e depende da motivação do aluno e do seu envolvimento na aprendizagem).

Mayer desenvolveu vários princípios de aprendizagem multimédia. Os princípios da coerência, sinalização e continuidade, têm como objetivo reduzir o processamento estranho. Os princípios do pré-treino, segmentação e modalidade têm como objetivo gerenciar o processamento essencial. Os princípios de multimédia, personalização e voz, têm como objetivo promover o processamento generativo.

DISCUSSÃO /CONCUSÃO

O conhecimento da forma como se processa a aprendizagem multimédia é fundamental para melhorar o ensino médico. Seria importante uma aposta na formação dos docentes nesta área.

Palabras clave

ENSINO MÉDICO TEORIA COGNITIVA DA APRENDIZAGEM MULTIMÉDIA

Ponencia Online

Documentación de apoyo a la presentación ONLINE de la ponencia

Ver el video en youtube


Firmantes

Los autores de la ponencia

profile avatar

Marta Renda

Ver Perfil

profile avatar

Carmen Rodriguez-Reinado

Ver Perfil


Preguntas y comentarios al autor/es

Hay 3 comentarios en esta ponencia


Deja tu comentario

Lo siento, debes estar conectado para publicar un comentario.